Fisioterapia Neurológica Infantil

em Setembro/2016

Nos primeiros anos de vida de uma criança, ocorrem diversas modificações importantes e apresentam-se características de desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

É nesta etapa de maturação que o organismo torna-se apto ao aparecimento dos marcos do desenvolvimento que possibilitam as crianças o processo de seu crescimento global.

É importante uma identificação precoce, sendo possível iniciar os estímulos logo nos primeiros meses, ou mesmo nos primeiros dias de vida, tornando menores as probabilidades de se intensificarem problemas, minimizando assim danos a sua evolução.

“A estimulação precoce e a fisioterapia infantil (neurológica ou ortopédica) é um conjunto de processos preventivos e/ou terapêuticos para assegurar a criança um melhor intercâmbio com o meio em que vive durante a primeira infância. ” Herren e Herren, 1996.

A estimulação precoce e a fisioterapia infantil (neurológica ou ortopédica) é indicada para crianças com atraso do desenvolvimento motor, prematuridade, torcicolo e pé torto congênito, dentre outras patologias neurológicas e ortopédicas.