Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva

em Setembro/2016

A fisioterapia ortopédica é indicada para reabilitação de lesões, como também para prevenção de patologias que afetam os músculos, articulações e ligamentos do corpo.

Dentre as possibilidades de tratamento na fisioterapia ortopédica, estão as disfunções osteomioarticulares e tendíneas, que podem resultar de traumas e fraturas, lesões por esforço repetitivo e patologias ortopédicas como também lesões das articulações do corpo como cotovelos, punhos, mãos, quadril, joelho, pés, tornozelos e coluna vertebral.

Dentro dos recursos e planos de tratamento fisioterapêuticos que utilizamos na fisioterapia ortopédica, podemos citar a eletroterapia, termoterapia, laserterapia, US entre outras, como medidas analgésicas, anti-inflamatórias e de reforço muscular, mas sem dúvida, ainda a cinesioterapia (terapia através de exercícios), ainda é a técnica primordial dentro de um tratamento fisioterapêutico.

Cada paciente recebe o seu próprio plano de tratamento após a avaliação do fisioterapeuta, onde é concluído um diagnóstico cinesiológico-funcional, somado ao diagnóstico clínico.